Visitas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mais Você - queimadas pelo país!





Quarta-feira, 25/08/2010

Ana Maria Braga toma café com Sônia Bridi, e ela contou como foi a experiência de acompanhar de perto as queimadas que assolam o país.


http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1324682-7822-ANA+MARIA+BRAGA+TOMA+CAFE+COM+A+JORNALISTA+SONIA+BRIDI,00.html



7 preciosas espécies de animais a beira da extinção


Gorila 

O gorila é o maior e mais poderoso dos primatas primatas, mas é muito pacífica e sociável,apesar da sua imagem em filmes como King Kong e Tarzan.
Gorilas são o nosso parente mais próximo seguido dos chimpanzés. Restam apenas 600 indivíduos por causa do desmatamento, a caça furtiva, circo utilização, efeitos de agitação política, humana e de doenças como sarampo.
Panda gigante(Ailuropoda melanoleuca)
Panda gigante (Ailuropoda melanoleuca) seu habitat está situado no topo da Bacia Yangtze, uma das regiões do mundo mais críticas para a conservação da biodiversidade. Em virtude da sua baixa notoriamente sexual, pandas são colocados em cativeiros e são mostrados vídeos pornográficos para incentivar acasalamento. Depois de mais de um século de debate, as recentes análises de ADN conclui que o panda gigante é mais estreitamente relacionadas com ursos.

Baleia azul
A baleia azul (Balaenoptera musculus) é o maior animal já vivo, podendo chegar a ter 33 metros de comprimento e mais de 180 toneladas de peso.
A baleia-azul possui uma pequena 
aleta (abertura) que é visível apenas num curto período, quando a baleia mergulha. Tal aleta pode produzir jatos de água de até nove metros altura. O seu pulmão pode conter aproximadamente cinco mil litros de ar.
É também o animal mais ruidoso do mundo. Emitem sons de baixa frequência que atingem os 188 
decibéis — mais fortes que o som de um avião a jacto — que podem ser ouvidos a mais de 800 quilómetros de distância.
Urso polar
O urso polar(Ursus maritimus) é o maior carnívoro terrestre do mundo mas estão ameaçados de extinção pelo aquecimento global. Estão desaparecendo rapidamente como as geleiras nos mares.
Essa realidade só mudara com a ajuda de todos



Corais (Acropora palmata)
Corais ou recifes de corais (Acropora palmata e A. cervicornis) são as primeiras a ser reconhecida como espécie ameaçada pelo aquecimento global. O novo estatuto prevê, no futuro, alavancar lutas contra as ameaças a outros habitats de aquecimento global. Recifes de coral fornecer habitat para milhares de espécies de peixes.

Tartaruga marinha
A tartaruga marinha (Caretta caretta) estende seu habitat por muitos países, exigindo a cooperação internacional e dos tratados. A preocupação com as tartarugas reside na pesca de camarões e caranguejos onde as tartarugas adultas muitas vezes são presas a essas redes.

Casuar
O casuar (Casuarius spp.) é uma grupo de aves ratitas de grande porte, nativas do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes.
O casuar é uma ave importante para o Homem há centenas de anos como fonte de proteína através da carne e dos ovos. Algumas tribos da Nova Guiné têm o hábito de assaltar os ninhos e criar os juvenis até à idade adulta, quando são vendidos ou mortos para consumo local; no entanto o casuar nunca foi completamente domesticado. As penas coloridas são também uma fonte de interesse e o motivo pelo qual no passado os colonos europeus caçaram abundantemente este animal. 
Atualmente, as três espécies de casuar estão ameaçadas pela destruição de habitat e encontram-se protegidas por lei. É uma das aves mais perigosas ao homem, pois sua patada pode equivaler a mesma força de um pequeno punhal, podendo até decepar um membro.

domingo, 22 de agosto de 2010

Fontes renováveis - energia das marés

Energia dos oceanos

As tecnologias de maré e de onda convertem a energia cinética do movimento da água em electricidade. Os sistemas termais oceânicos exploram o calor solar absorvido por águas marítimas para gerar energia limpa.

Energia da maré  : Tira proveito da maré diária e do fluxo de marés e de outras situações que envolvem água em movimento. A força gravitacional da lua dirige os fluxos da maré, enquanto as correntes persistentes e as circulações em grande escala, como as correntes dos golfos, são influenciadas pelo aquecimento solar, pela constituição química da água, entre outros fatores. A maioria das tecnologias de maré actuais transforma a energia cinética em electricidade através de turbinas.
Hoje em dia, muitos ambientes litorais, bem como o próprio alto mar, abrigam recursos com grande potencial de desenvolvimento, mas não há nenhuma tecnologia de energia oceânica moderna comercialmente disponível, ou financeiramente comportável.

Energia das ondas : São originadas pelo vento e pelas marés. A maioria das mais de mil patentes relacionadas com tecnologia de energia de onda está, por ora, materializada em dispositivos que captam a energia cinética, associada com o movimento das ondas.
Existem centenas de dispositivos de captação de energia de onda registados, e vários protótipos foram já testados. Contudo, foi desenvolvida apenas uma central de energia de onda – uma fábrica de 500 quilowatts, situada na costa escocesa, em Islay. Vários projetos estão, de momento, a ser examinados nos EUA, mais concretamente na zona de New England.

Energias alternativas

O biocombustível de maior produtividade no mundo -  etanol



Como é produzido?


No Brasil, o álcool combustível é produzido a partir da cana-de-açúcar, que pode ser colhida mecanicamente, com o uso de máquinas colheitadeiras, ou manualmente, queimando-se a palha que envolve a base do vegetal e cortando-se o caule. Este caule da cana é picado e triturado nas moendas das usinas e libera o caldo que serve de matéria-prima para a produção do etanol. O bagaço que sobra da moagem é queimado para produzir a eletricidade utilizada pela usina. Após ser filtrado, o caldo é fermentado com uma mistura composta de leite de levedura, água e ácido sulfúrico. Da fermentação ele é centrifugado e bombeado para colunas de destilação, onde é aquecido até 90ºC e transformado em álcool bruto. Novos processos de destilação transformam-no em álcool hidratado ou anidro (puro). A cana-de-açúcar não é a única matéria prima existente para a produção de álcool combustível. Em outros países, ele é extraído do milho, da beterraba e até da madeira, de onde é feito o metanol. A cana, no entanto, é o vegetal mais eficiente para a produção do etanol. No Brasil, ela encontra condições ideais de clima e solo.

É um combustível poluente?


Por conter oxigênio em sua composição, a combustão – reação que normalmente retira oxigênio da atmosfera – do álcool é mais fácil do que a da gasolina e libera menos poluentes. Isso não significa, porém, que seja inofensiva. A exemplo de outros combustíveis, o etanol lança no ar monóxido de carbono (CO), óxidos nitrosos (NO e NO2) e hidrocarbonetos (compostos de hidrogênio e carbono). No entanto, a queima do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio (NO) que a gasolina, dependendo da regulagem do motor. Em contrapartida, a quantidade de aldeídos – compostos orgânicos tóxicos – emitidos pelos carros a álcool é três vezes maior que a dos a gasolina, embora os do álcool sejam menos nocivos à saúde. O problema do álcool está em seu processo de produção. Cada litro obtido da cana-de-açúcar rende outros 13 de vinhoto, um ácido capaz de contaminar ecossistemas inteiros se não for administrado de forma segura. A colheita manual, que exige a queimada da palha da cana também promove uma verdadeira chuva de cinzas tóxicas, e precisa ser controlada para que a produção do álcool não comprometa seu caráter de combustível ecologicamente viável.

A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.

O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do aparelho respiratório, como a bronquite crônica, a asma e até o câncer pulmonar. Esses efeitos são reforçados ainda pelo consumo de cigarros.

Nos grandes centros urbanos, tornam-se freqüentes os dias em que a poluição do ar atinge níveis críticos, seja pela ausência de ventos, seja pelas inversões térmicas, que são períodos nos quais cessam as correntes ascendentes do ar, importantes para a limpeza dos poluentes acumulados nas camadas próximas à superfície.

A maioria dos países capitalistas desenvolvidos já possui uma rigorosa legislação antipoluição, que obriga certas fábricas a terem equipamentos especiais (filtros, tratamento de resíduos, etc.) ou a usarem processos menos poluidores. Nesses países também é intenso o controle sobre o aquecimento doméstico a carvão, o escapamento dos automóveis, etc. Tais procedimentos alcançam resultados consideráveis, embora não eliminem completamente o problema da poluição do ar. Por exemplo, pesquisas realizadas há alguns anos mostraram que chapas de ferro se corroem muito mais rapidamente em São Paulo do que em Chicago, apesar de esta metrópole norte-americana possuir maior quantidade de indústrias e automóveis em circulação.

Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado um crescimento de teor de gás carbônico na atmosfera, que teria sofrido um aumento de 14% entre 1830 e 1930. Hoje em dia esse aumento é de aproximadamente 0,3% ao ano. Os desmatamentos contribuem bastante para isso, pois a queima das florestas produz grande quantidade de gás carbônico. Como o gás carbônico tem a propriedade de absorver calor, pelo chamado “efeito estufa” , um aumento da proporção desse gás na atmosfera pode ocasionar um aquecimento da superfície terrestre. Efeito estufa: ação que certos gases exercem sobre a radiações do calor da terra, interceptando-as e transmitindo-as de volta a superfície.

Baseados nesse fato, alguns cientistas estabeleceram a seguinte hipótese: com a elevação da temperatura média na superfície terrestre, que no início do século XXI será 2ºC mais alta do que hoje, o gelo existente nas zonas polares (calotas polares) irá se derreter. Consequentemente, o nível do mar subirá cerca de 60 m, inundando a maioria das cidades litorâneas de todo o mundo. Alguns pesquisadores pensam inclusive que esse processo já começou a ocorrer a partir do final da década de 80. Os verões da Europa e até da América têm sido a cada ano mais quente e algumas medições constataram um aumento pequeno, de centímetros, do nível médio do mar em algumas áreas litorâneas. Todavia, esse fato não é ainda admitido por grande parte dos estudiosos do assunto.
Outra importante conseqüência da poluição atmosférica é o surgimento e a expansão de um buraco na camada de ozônio, que se localiza na atmosfera - camada atmosférica situada entre 20 e 80 Km de altitude.

O ozônio é um gás que filtra os raios ultravioleta do Sol. Se esses raios chegassem à superfície terrestre com mais intensidade provocariam queimaduras na pele, que poderiam até causar câncer, e destruiriam as folhas das árvores. O gás CFC - clorofluorcarbono -, contido em sprays de desodorantes ou inseticidas, parece ser o grande responsável pela destruição da camada de ozônio. Por sorte, esses danos foram causados na parte da atmosfera situada acima da Antártida. Nos últimos anos esse buraco na camada de ozônio tem se expandido constantemente.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Esquema de entendimento

Previsão do tempo

Quem viver daqui 50 anos poderá constatar que o verão terá uma duração muito superior á atual. Um verão  com duração de 6 meses, segundo alguns especialistas em alterações climáticas.
Para quem gosta de sol, ficará contente, a grande verdade é que especialistas em alterações climáticas, afirmam que daqui 50 anos o verão virá com tudo, com um prazo de 6 meses, já em Portugal a temperatura para ir à praia com conforto, que é de 21 ou 22 graus, irá se registrar em muitos dias no ano.
A estatística dos ultimos 20 anos indicam que o aumento de temperatura é de oerdem 0,47 graus por década. Também na chuva se registram alterações e a situaçãopode piorar ao longo dos proxímos anos.
A mudança do clima verifica-se em todo mundo, estando os cientistas convictos de que o único responsável por estas mudanças é o homem, pela sua ação poluidora, mais agravada pelo setor de trasportes, e suas emissões de CO2. As ultimas previsões da comunidade científica apontam um aumento da temperatura entre 1,9 e 4,6 graus nas proxímas décadas, uma maior frequência das ondas de calor e uma sunida do nível do mal agravada pelo derretimento das calotas polares.

9 Ações para ajudar a diminuir a poluição

1- Evitar o uso de eletricidade para aquecer, mesmo que seja para calefações, torneiras com água quente, máquinas de secar roupa, etc. O desperdício energético é enorme além de ser uma opção bem custosa.

2- Tirar o plug da tomada de aparelhos elétricos que não estejem em uso. Se você não sabe, muitos eletrodomésticos, inclusive tvs, consomem eletricidade ainda que estaejam desligados.

3- Evitar o consumo excessivo de energia tanto para aquecer quanto para refrigerar a casa. Usar ventiladores de teto conjutamente com o ar acondicionado, e não colocar os termostatos a temperaturas muito baixas nem tão altas.

4-Estimula-se que 11% do consumo de energia no lar é dedicado à iluminação. O uso de lâmpadas fluorescentes compactas de baixo consumo otimiza muitíssimo este aspecto, favorecendo a poupança de eletricidade e distanciando os períodos de trocas de lâmpadas. Também pode-se adotar sensores de movimento para acender as luzes em alguns locais.

5- Ultilizar preferencialmente aparelhos que estejam em acordo com o selo Pocel de consumo de energia (especialmente, eletrodomésticos) As geladeiras são um caso especial, já que é um eletrodoméstico que tem um consumo continuo de eletricidade.

6- Preferir os produtos envasados em vidro ao ínvés de plásticos; Evitar no possível os alimentos fracionados em bandeijas de isopor.

7- Pedir sacolas de papel no super mercado, por poluir menos o meio ambiente.

8- Caminhar mais, andar mais de bicicleta para distãncias mais longas, utilizar os trasportes públicos sempre que seja possível, compartilhar o carro com o vizinho ou amigos para ir trabalhar ou levar os filhos para à escola.

9- Aproveitar ao máximo o papel das impressoras, imprimindo em ambas as faces de cada folha, antes de jogá-las no lixo.